Olá muitas pessoas me perguntam qual é o custo do processo do visto E2, não em relação ao que é investido na empresa, mas em relação aos gastos com a parte burocrática para obtenção do visto. Naturalmente isso Varia muito conforme cada caso e neste vídeo iremos abordar uma visão geral destes custos que normalmente se aplicam para a maioria dos aplicantes.
O primeiro custo é em relação ao advogado de imigração. Em um outro vídeo já comentamos sobre a importância dos serviços deste profissional para obtenção do visto, e aqui à abaixo há um link onde explico mais sobre o papel desse profissional, que para o visto e2 não necessariamente é obrigatório se contratar, mas que entendemos que é altamente recomendável. Sem a ajuda deste profissional, os riscos de se ter o visto negado e perdas financeiras são altíssimos.
Em relação ao pagamento para o advogado, a maioria dos escritórios eles cobram um valor pela aplicação do investidor e um adicional por dependente, ou seja, famílias que são maiores acabam tendo um custo um pouquinho maior também, variando conforme cada situação.
O segundo custo é com o plano de negócios que será apresentado na aplicação para o visto E2. Alguns escritórios de advocacia já incluem esse serviço em um pacote com valor fechado, normalmente terceirizando para alguma parte especializada, e outros não incluem no valor total, mas indicam profissionais especializados na confecção destes planos de negócios formatados especialmente para o visto E2.
O custo também varia conforme cada situação. Já tivemos casos por exemplo onde o franqueador já possuía um business plan de um outros franqueado que obteve o E2 e ele foi disponibilizados para nossos clientes, que puderam ajustar algumas informações sem necessariamente precisarem contratar um profissional para fazer todo o plano de negócios.
O terceiro custo é em relação a abertura da empresa em si antes de se aplicar para o visto E2, como se fosse abrir um CNPJ no Brasil. Assim como plano de negócios, alguns escritórios já incluem este serviço no valor total, outros indicam profissionais para realizá-lo e o valor varia muito também conforme a complexidade do negócio que se está se registrando: se é empresa limitada, corporação, etc.
Em relação à abertura da empresa, também em alguns casos há a necessidade de se contratar um advogado especializado na constituição destas entidades juntamente com os serviços de um contador. Para empresas sem muita complexidade, como a maioria dos casos de franquias, muitas vezes o próprio investidor consegue através de serviços onlines mais econômicos, realizar a abertura da empresa. O que também acaba gerando uma economia considerável dependendo do caso.
Bom, esses são os principais custos envolvidos no processo burocrático de obtenção do visto E2. Como podemos ver há situações que podem fazer com que se haja um custo menor ou maior dependendo de cada situação, independente do valor cobrado por cada profissional. De uma maneira geral, apenas para se ter uma referência, eu diria que $10000 englobando todos esses custos é um valor plausível para a maioria das famílias.
Dependendo do caso pode se gastar um pouco menos ou mais, tudo vai variar conforme os profissionais que forem escolhidos, o caso de cada pessoa, o nível de complexidade da empresa, se a pessoa também já teve algum problema com visto anteriormente nos Estados Unidos; todos esses fatores acabam influenciando e cada caso precisa ser analisado individualmente, sendo esse um valor apenas parece se ter como uma referência geral.
Espero que vocês tenham gostado do conteúdo, deixem um like no vídeo, compartilhem com quem vocês acham possa se interessar e nos vemos em breve. Um grande abraço!