Olá! Algumas pessoas me perguntam se o visto E2 dá direito ao Green Card. Embora o E2 possa ser renovado indefinidamente enquanto a empresa atender os requisitos de renovação, ele não tem um caminho direto para o Green Card.
O que acontece em alguns casos é que quando a família está nos Estados Unidos com visto E2, isso facilita para que certas situações possam acontecer para eles poderem se qualificar para o Green Card. Abaixo eu coloco um link do próprio governo americano onde eles explicam quais são as situações em que uma pessoa pode aplicar para esse documento: https://goo.gl/82h4ot
No caso dos investidores das famílias que possuem o visto E2, eu vou explicar nesse vídeo dois exemplos de situações que eventualmente o fato de estarem nos Estados Unidos pode facilitar que isso aconteça.
A primeira é em relação ao cônjuge do investidor do visto E2. Ele pode obter uma permissão de trabalho e dependendo das suas qualificações, pode ser que consiga um emprego onde o empregador patrocínio para o Green Card. É importante ressaltar que tem alguns requisitos a serem cumpridos para que isso possa acontecer, mas é uma possibilidade onde a pessoa estando nos Estados Unidos, facilita muito mais que aconteça do que se tiver no Brasil.
A segunda maneira é alterar do visto E2 para o EB5, que é aquele que tem investimento mínimo de um milhão de dólares com geração de 10 empregos full-time ou $500,000 em áreas rurais ou com alto desemprego nos Estados Unidos. Para se obter EB-5 haveria há duas maneiras que eventualmente a empresa do E2 pode facilitar.
Uma é se a empresa gerar tanto lucro que o investidor conseguisse economizar 500 mil dólares e pudesse investir em Centros Regionais. A segunda opção seria fazer investimentos adicionais na empresa que foi utilizada para obtenção do E2 até se atingir o valor mínimo de investimento e funcionários, entre outros requisitos.
Seria possível eventualmente aplicar para o EB5 através da mesma empresa que foi feito no E2. Aí eu acho que é importante ressaltar que a origem dos fundos para o EB5 ela é muito mais analisada no detalhe do que eventualmente no E2. Então é importante documentar de onde está vindo aquele lucro que vai ser utilizado para o EB5.
Sendo do lucro da própria empresa é importante que o investidor receba isso como dividendo ou como salário, pague os impostos e depois coloque novamente esse montante como investimento na empresa. Despesas operacionais que são recorrentes e pagas com a própria receita da operação não se qualificam para EB5.
Enfim, são diversos detalhes. No planejamento, que pode ser feito com investimentos ao longo de anos até, recomenda-se contar com assessoria de advogados de imigração especializados nesses modelos de investimentos para poderem orientar desde o início como tudo deve ocorrer para que efetivamente lá na frente possa se aplicar para o EB5, principalmente se forem utilizados fundos gerados pelo lucro da própria empresa.
Então, de uma maneira geral, por mais que o visto E2 não tem nenhum caminho direto para o Green Card, esses são exemplos de algumas situações onde o investidor tendo uma empresa nos Estados Unidos com E2 pode ser que surjam possibilidades e abra-se as portas para alguma situação onde eventualmente sua família possa aplicar para o Green Card.
Espero que tenha gostado do vídeo. Um grande abraço!