Hoje eu vou comentar sobre a possibilidade de se considerar a aquisição de um veículo como parte do investimento na empresa para o visto e2. Como isso é algo que a grande maioria das famílias ao se mudarem para os Estados Unidos acabam adquirindo, algumas pessoas me perguntam se essa aquisição pode ser feita através da empresa, para que assim possa contar como parte do investimento no negócio.
E a resposta é que isso só é possível, caso os veículos tenham relação direta com o negócio e que sejam realmente necessários para a operação. Por exemplo, uma empresa que presta serviços externos como de reparos domiciliares normalmente é necessário possuir veículos para locomoção da equipe e seus equipamentos. E mesmo que o dono utilize o veículo fora de horário comercial, a sua aquisição neste caso foi para realmente utilizá-lo na empresa e, desta forma, ele acaba podendo ser considerado como parte do investimento.
E como regra geral para o visto E2 é importante se ter em mente que todos os gastos com a empresa são analisados em um contexto amplo e que eles precisam ser coerentes com o negócio. Neste exemplo da prestadora de serviços externos, como nós comentamos, ela provavelmente irá precisar adquirir um veículo para poder funcionar. No entanto, não é qualquer veículo. Dificilmente iria se conseguir justificar a aquisição um carro de luxo caro como parte do investimento nesta empresa, por exemplo. Agora já uma van adesivada com logo da marca, adquirida a preço de mercado, isso sim seria coerente como parte do investimento neste exemplo.
Espero que esta questão tenha ficado clara, e embora cada caso precise ser analisado individualmente, na dúvida é só considerar se determinada despesa na empresa é realmente justificável e coerente para modelo de negócio, independentemente de visto ou não. Se for, provavelmente será considerada como parte do investimento no pedido do visto E2. Lembrando que o fato do investimento ser substancial, é apenas um dos requisitos considerados pelos oficiais de imigração para analisar aplicações do E2.