Posso entrar nos EUA com ESTA para depois aplicar para o Visto E2?

Hoje irei explicar o que é o ESTA e se é possível se estar nos Estados Unidos com essa autorização ao mesmo tempo também realizando as atividades para se estruturar um negócio para se dar entrada para o visto E2.

O ESTA é uma autorização de viagem e essa sigla significa Electronic System for Travel Authorization, onde os Estados Unidos possui um acordo com 38 países para facilitar esse trânsito de pessoas.

Muitos brasileiros que possuem dupla cidadania e pensam em aplicar para o visto E2 possuem cidadania de um país europeu e esse país também pode ser que tenha esse acordo com os Estados Unidos, sendo que algumas pessoas consideram utilizar o ESTA no passaporte Europeu ao invés do visto B1 ou B2 do passaporte brasileiro.

Um dos pontos positivos do ESTA é que a sua aplicação é feita online, de maneira rápida e barata, onde se aprovado, consegue se viajar para os Estados Unidos mais rápido e não precisa ir até o consulado, marcar entrevista para esse se obter o visto B1/B2. Em contra partida, o ESTA só é válido por até dois anos, sendo que normalmente o visto B1/B2 têm validade de até 10 anos.

Um outro ponto negativo em relação ao ESTA é que ele só permite que a pessoa fica nos Estados Unidos por até 90 dias e também não permite alteração de status. Já o visto B1/ B2 normalmente ao se chegar no país, o oficial da Fronteira carimba a permissão para poder ficar até seis meses e dependendo do caso, em situações excepcionais, é possível também se alterar o status que a pessoa está nos Estados Unidos ou também pedir extensão do tempo de permanência.

Um lado bem positivo do ESTA é que ele permite que a pessoa ao entrar nos Estados Unidos esteja com a possibilidade de realizar as atividades tanto do B1 ou como do B2. Logo, é possível se estar no país e se realizar as atividades para se estruturar um negócio e depois posteriormente volta-se (no caso para o Brasil, por exemplo) e se dá entrada no visto E2 no consulado.

O último ponto que eu acho que vale a pena ressaltar é que se for para os Estados Unidos realizar essas atividades é importante ao se chegar na Imigração, no controle de imigração, que se deixa isso claro para o oficial para que se possa realizar as devidas todas as atividades para os próximos 90 dias, como se estivesse entrando com um visto B1.

De uma maneira geral essas duas diferenças elas podem se aplicar e facilitar a situação dependendo da pessoa, onde sempre é importante se buscar a orientação de um advogado de imigração experiente antes de poder se planejar como vai ser feito o investimento, a situação da empresa, como vai ser feito a entrada nos Estados Unidos, com qual passaporte, enfim; considerando o contexto de cada pessoa.

* Este conteúdo não deve ser considerado como conselho legal, ele foi desenvolvido apenas para educar o público geral. Sempre consulte um advogado de imigração especializado para analisar seu caso específico.

Saiba mais sobre Nossos Serviços e o Visto E2

Receber Apresentação