Olá! Algumas pessoas me perguntam se agora com o governo Trump houve alguma mudança em relação ao visto E2.
Conversando com alguns advogados de imigração e também observando as orientações que eles vêm passando para os nossos clientes nos últimos anos, nós entendemos que não houve nenhuma grande mudança significativa. Eles informam que o governo Trump está realmente focado mais em vistos que acabam ”tirando empregos de americanos” como o H1-B ou até mesmo o L1, que é de transferência de executivos.
O governo continua com aquela grande ênfase em se comprar produtos americanos e se empregar americanos, sendo que e o visto E2 acaba sendo uma categoria que na verdade acaba gerando empregos. Ele acaba sendo positivo para os Estados Unidos e por essa razão entende-se que ele não esteja tanto em foco para se ter alterações significativas. O próprio número de aprovações do visto E2 se mantém estável em relação aos anos anteriores ao governo Trump.
O que os advogados têm enfatizado, é que nos últimos meses e anos os oficiais de imigração avaliando os casos do E2 acabam indo mais a fundo e entrando mais nos detalhe. Principalmente em relação a geração de empregos, atualmente os advogados de imigração recomendam que já desde o início se tenha contratado pelo menos um funcionário americano. Não que como antigamente não seja mais suficiente (somente se tendo a projeção/perspectiva de contratação ao se aplicar para E2), porém, juntamente com o fato de se já ter uma sala comercial, tudo isso acaba deixando o caso mais forte e eles recomendam sempre NÃO fazer o mínimo possível para o visto E2 ser aprovado, pois com essa análise mais criteriosa pode ser que seja necessário fazer algumas adequações e o visto eventualmente não ser aprovado na primeira tentativa.
Por isso é sempre importante se ter um advogado de imigração para que ele possa orientar quais são todas as ações que podem e devem ser tomadas para que se tenha um caso do E2 forte, com base na maneira como os oficiais de imigração têm avaliado todos os pedidos na maioria dos consulados, ou até mesmo no governo americano quando se pede uma alteração de status.
De uma maneira geral, esses são os pontos que temos percebido que os advogados de imigração têm ido um pouco mais a fundo nos casos do visto E2, mas esse visto continua sendo relativamente fácil de se obter e acaba trazendo muitos benefícios para a economia Americana. Até onde se a notícia não há perspectiva de nenhuma mudança radical para obtenção e elegibilidade para esse visto. Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e nos vemos em breve. Um grande abraço!