Hoje eu vou falar sobre a diferença de lucratividade entre franqueados dentro de uma mesma marca. Nós iremos ver daqui a pouquinho aqui na tela um demonstrativo de resultados de 2018, onde citarei alguns exemplos. No entanto, acho que o mais importante desse tópico é reforçar que diversos fatores vão impactar na performance de determinada operação e é muito importante antes de se investir em uma empresa, se ter em mente o que é necessário para se aumentar as chances de sucesso.
Logo, é muito importante que o perfil do candidato esteja alinhado com determinado modelo de negócio, que os futuros franqueados entendam quais são as características necessárias para se ter a maior chance de sucesso naquele conceito, ver o que os franqueados bem-sucedidos têm em comum, o nível de comprometimento que é necessário se dedicar para atingir tais resultados. Enfim, diversos fatores precisam ser muito bem analisados quando vai se escolher em qual franquia se investir.
Para ilustrar um pouquinho essa diferença de lucratividade entre franqueados de uma mesma rede, eu acabei relacionando uma marca nos Estados Unidos que atua no segmento de comunicação visual. Eles fazem fachadas, sinalizações, placas, adesivos, e tudo que envolve a comunicação visual, onde o investimento nesse tipo de negócio fica na faixa de $200.000 a $300.000.
Essa marca que eu acabei pegando os dados, já atua há décadas, é muito bem consolidada e em 2018 já tinha mais de 500 franqueados nos Estados Unidos; além de outras unidades internacionais. Aqui veremos os números de 312 unidades americanas que eles conseguiram as informações antes quando registraram o FDD.
Quem quiser saber o que é Franchise Disclosure Document, aqui abaixo do vídeo eu coloco um link. Nesse documento que algumas marcas acabam divulgando esse tipo de informação que dá embasamento para se determinar, ou se ter uma ideia, do potencial de rentabilidade.
Esses dados que veremos não passaram por nenhuma auditoria e também não seguem nenhuma regra de contabilidade específica, mas dão uma ideia geral de como é a performance das unidades franqueadas da rede, pelo menos dos que enviaram o relatório há tempo deles compilarem para registrar o FDD.
Começamos vendo que a média de vendas é em torno de quase um milhão de dólares. $935.000 foi a média de todas as 312 unidades. Em relação aos custos, vale ressaltar que já consideraram o salário (pró-labore) do franqueado. O EBTIDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) foi de $100.000 em média e o franqueado tirou como o salário mais $88.000 em média, dando um ganho financeiro médio de $189.000 no ano de 2018.
Este é um número bastante atrativo quando a gente considera que o investimento inicial é na casa de $200.000 a $300.000, porém vale ressaltar que essa é uma média geral que o pega desde franqueados novos até os mais antigos antigos, mas já dá para se ter uma ideia do grande potencial de lucratividade dessa marca.
Na próxima tela veremos a diferença de resultado entre os melhores franqueados da rede. Os top 25% e os 25% com menor performance. Com os 25% melhores vemos um faturamento médio de 1 milhão e 253.000 dólares, lucro operacional de $200.000 e um salário/pró-labore maior, de $165.000. O ganho total no ano incluindo tanto o EBITDA da empresa como o salário, dá $380.000 em média, que é um valor bastante alto mesmo para padrões americanos.
Aqui por outro lado a gente vê um faturamento médio de $567.918, um EBITDA praticamente irrisório de $603 e considerando um salário de $28.000; na média dos 25% com menor resultado nesse sistema.
A ideia era realmente mostrar como mesmo dentro de uma empresa super consolidada e com alto potencial de retorno sobre o investimento, diversos fatores podem acabar influenciando com que haja um grande disparate. Nesse caso, de mais de 10 vezes entre o grupo de franqueados com alta performance e o grupo com uma performance inferior.
Bom, acho que isso reforça o fato de que por melhor que seja uma franquia, esse é um investimento que não garante que todos os franqueados que vão entrar nela irão obter resultados excelentes, por isso que eu sempre cito a importância de se selecionar e se analisar muito bem as franquias, tendo o maior embasamento possível de informações, se entendendo o que é necessário para se obter sucesso em determinado modelo de negócio, quais são as características esperadas de um franqueado de sucesso, entre diversos outros fatores.