Olá! No vídeo de hoje vou falar um pouquinho sobre a diferença entre validade do visto E2 e tempo de permanência nos Estados Unidos. Nós já vimos que o visto E2 pode ser renovado indefinidamente enquanto a empresa atender aos critérios de renovação.
Em relação à validade do visto, isso vai depender muito da nacionalidade do aplicante, pois cada país tem um tratado específico com os Estados Unidos. Países como Alemanha, Itália e Espanha, o prazo de validade do visto E2 é de até 5 anos com múltiplas entradas nos Estados Unidos durante esse período.
Eu digo de até 5 anos porque eventualmente o oficial de imigração ao analisar o caso pode ser que coloque uma validade menor do que esse período. Eventualmente, ele pode querer validar alguma coisa em relação ao investimento quando o aplicante foi renovar o visto. Por exemplo, pode ser que ele coloque a validade por 1-2 anos e quando o aplicante retornar mostre o que ele cumpriu do plano de negócios, eventualmente contratando os funcionários, etc. para que daí sim ele possa renovar por mais cinco anos.
De uma maneira geral, esse prazo é o período máximo de validade que se é dado, mas há também uma minoria cujo o prazo de validade é muito curto; como o Egito, que é de apenas 3 meses possibilitando apenas uma entrada nos Estados Unidos durante esse período, mas aí é que entra um pouco a questão do tempo de permanência que se pode ficar no país.
Independente da nacionalidade, o portador do E2, ao entrar nos Estados Unidos na maioria dos casos, vai ganhar uma autorização para poder ficar por até dois anos, mesmo que o prazo de validade do visto expire dentro desses dois anos ou até mesmo que ele entre e falte um dia para acabar a validade, a princípio ele poderá permanecer por até 2 anos.
Uma analogia é por exemplo quando o brasileiro que tem um visto válido normalmente por 10 anos de turismo e ao entrar nos Estados Unidos o oficial da border patrol carimba uma autorização no passaporte para que a pessoa fique por até seis meses.
Então, independentemente da nacionalidade, a pessoa ao entrar ganha normalmente ganha esses dois anos e caso o visto dela permita, ela pode sair dos Estados Unidos e retornar depois ganhando então autorização para ficar mais dois anos. É também possível que caso a pessoa não saia do país antes desse prazo de dois anos, que ela peça uma extensão do seu status de E2. Lembrando que caso ela saia do país e o visto não esteja mais válido ela precisar ir até o consulado para aplicar novamente para o E2 para então poder retornar para os Estados Unidos.
Esse assunto pode causar um um pouco de confusão, e principalmente para aquelas pessoas cuja nacionalidade não permite se tenha um visto válido por vários anos é mais importante ainda consultar um advogado de imigração para entender exatamente como deverá proceder em relação a validade do visto, ao tempo de permanência nos Estados Unidos, quando aplicar para um outro visto depois, etc.
De uma maneira geral, na maioria dos casos principalmente para brasileiros com dupla cidadania, normalmente se recebe a validade por 5 anos com múltiplas entradas nos Estados Unidos, em até dois anos a pessoa acaba voltando também para o Brasil ou acaba saindo também dos Estados Unidos para viajar, retorna recebe mais dois anos e em menos de 5 anos com a empresa já indo bem, se agenda no consulado no Brasil para se renovar o visto por mais 5 anos e assim indefinidamente.
Bom, espero que vocês tenham gostado do vídeo e aqui abaixo também deixarei um link para que vocês possam ver por país qual é o tempo máximo que se pode ter de validade do visto E2 e também se é possível entrar múltiplas vezes ou não no período dessa validade.
* Este conteúdo não deve ser considerado como conselho legal, ele foi desenvolvido apenas para educar o público geral. Sempre consulte um advogado de imigração especializado para analisar seu caso específico.