Algumas pessoas que cogitam a possibilidade de pedir alteração de status de visto para o E2 já estando nos Estados Unidos me perguntam se é possível entrar com passaporte brasileiro e depois pedir alteração de status utilizando o passaporte da outra cidadania que é elegível para visto,
Em outro vídeo, que tem o link aqui abaixo, eu já expliquei as diferenças entre aplicar para E2 nos Estados Unidos e de um Consulado no exterior. Sendo que quando a pessoa está nos Estados Unidos na verdade ela está aplicando para alteração do status e não recebendo o visto em si.
Bom, embora de uma maneira geral para a maioria dos casos o ideal é aplicar para o E2 no consulado no exterior, para aquelas pessoas que consideram aplicar para alteração de status nos Estados Unidos a resposta é que não é possível entrar com um passaporte de uma país não elegível para o E2 - como o brasileiro, por exemplo - e depois pedir alteração do status através do passaporte da segunda cidadania que aí sim é elegível para o visto.
No caso da maioria dos brasileiros que consideram o E2, eles já possuem os vistos B1 e B2 no passaporte do Brasil e acabam utilizando ele para entrar nos EUA. Alguns também possuem um segundo passaporte de uma país elegível ao ESTA, que é uma autorização de viagem para os EUA sem precisar de visto. São em torno de 38 países que fazem parte deste programa, a maioria sendo da Europa. Porém vale ressaltar que caso se entre no país usando esta autorização, ela não possibilita alteração de status. Ou seja, no fim seria necessário um visto adequado no passaporte elegível para o E2, entre outros fatores, para aí sim se considerar esta possibilidade.
Bom, de uma maneira geral, acho que esse é mais um exemplo que também reforça o que sempre dizemos sobre a importância de se planejar bem e com antecedência para aplicação do visto E2, principalmente contando também com a ajuda de um bom advogado de imigração para que tudo ocorra tranquilamente da melhor maneira possível.